Ter VS Ser














Referência: Mateus 19 versículo 16 ao 30

O que importa em nossa sociedade atual é o TER.
Cada cidadão é avaliado por suas propriedades e posses. E através delas são tratados de forma mais, ou menos honrosa.
No hospital onde trabalho essa situação se torna evidente em nosso refeitório. Os médicos, gerentes e supervisores têm um local separado, onde os pratos são de porcelana, existem mesas de restaurantes e outra mesa com os alimentos. Enquanto os demais, como eu, comemos em bandejas esperando por longo tempo na fila para sermos servidos pelos funcionários da cozinha. Sentamos em grandes mesas todos juntos.
Quando entro ali, fica evidente o TER.

O poder para as pessoas está apenas nesse verbo. E quando conjugado no presente no indicativo se torna a chave para que as portas mais importantes dessa terra se abram.
O que mais me intriga é perceber que esse aspecto tem invadido de forma incisiva os nossos templos e especialmente nossas mentes.
Lembro-me de ocasiões como cultos onde todos os obreiros têm a obrigação de estarem, pois o bispo ou pastor irá ministrar. Então aquele culto se torna especial, não porque Deus manifestará a Sua glória, mas pela personalidade que o “representará”. Assim o TER ecoa sobre as igrejas que estão surdas para o SER.

Hoje a imagem de um homem de Deus está em seu poder financeiro. As pessoas dizem:

“Veja que irmão abençoado. Ele é próspero. Tem carros e casas. Este é um homem de Deus.”

Olho para o púlpito da igreja e vejo cadeiras de couro e madeira envernizadas. Para quem são? Para as prostitutas, os sodomitas, os mendigos, as crianças ou qualquer perdido que se entregar ao Senhor naquele dia?
Não. São para o conforto daqueles que segundo o povo são os anjos da igreja. Afinal, eles são diferenciados, porque TÊM um anel ou quem sabe uma credencial que os fazem importantes entre todos. Em suas mesas água mineral e taças. Enquanto um prega, os outros estão sentados sobre as cadeiras em lugar de destaque acima da igreja.
E muitos podem dizer que estão ali por SEREM homens de Deus. Mas o que nos faz crer que assim são? Será nosso convívio em todos os seus ciclos sociais, ou apenas o reconhecimento popular? Porque se assim for, estamos ainda valorizando o TER.
Aquele que é não precisa de destaque, pois é conduzido pelo SER sublime, que é Cristo.

“O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.” - Salmos 94 versículo 11

“Eu TENHO o dom do louvor.”

Outro diz:

“Eu TENHO o dom da palavra”

Eu TENHO dom de linguas, de profecia, de revelação, de interpretação de linguas e até o dom do amor. Acreditem até o SER tornou-se o TER. Eu TENHO, eu TENHO e eu TENHO.

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” – Apocalipse 3 versículo 17

E assim seguimos em nossa falsa fé, criticando a idolatria do mundo sem perceber que o idolatramos.
Enquanto TENHO, nada SOU, mas quando SOU tudo TENHO.

“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” – Mateus 19 versículos 28 e 29


Nesta passagem Jesus nos ensinou que o TER nunca será maior que o SER.
Porque quando SOU fiho não TENHO herança, mas ela é minha por direito.
Quando TENHO herança, não TENHO pai, pois como a possuirei sem que ele não esteja comigo?
Quando SOU humilde, sou exaltado . Não porque busco, mas proque ela me alcança.
Quando TENHO exaltação, não me humilho, pois para que descerei ao vale estando no monte?
Quando SOU próspero, as portas estão sempre abertas pra mim.
Quando TENHO prosperidade, sempre quero mais, pois o que farei se algum dia ela se findar?
Quando SOU abençoado, tudo acontecesse no tempo e da forma certa.
Quando TENHO bençãos, estou sempre preocupado em perdê-las, pois será que terei outras como essas?
Quando SOU de Cristo, Ele governa sobre mim e todas as minhas atitudes, palavras e pensamentos são d’Ele. Assim espero pela glória que me será revelada.
Quanto TENHO Cristo, usufruo de seus benefícios, pois existirá algo melhor que as riquezas que Ele deixou nesta terra?

O que preciso TER se o SER sublime em majestade e glória vive em mim?

Igreja desista de seus atos de perverção e ouçam a voz do Senhor. Ele deseja apenas o nosso coração.
Será que nós também desejamos o d'Ele?

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso TENHO guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres SER perfeito, vai, vende tudo o que TENS e dá-o aos pobres, e TERÁS um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque POSSUÍA MUITAS PROPRIEDADES.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” – Mateus 19 versículo 16 – 24


Ele queria TER.

“... QUE BEM FAREI PARA CONSEGUIR(TER) A VIDA ETERNA?” versículo 16
“... TUDO ISSO TENHO GUARDADO DESDE A MOCIDADE, QUE ME FALTA AINDA?” – versículo 20


Quando Jesus pede que ele se disfaça de tudo que TEM para SER perfeito, ele se entristece, pois não queria SER perfeito, mas TER a perfeição, sem imaginar que o único Perfeito estava diante d’Ele.

“E, OUTRA VEZ VOS DIGO QUE É MAIS FÁCIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA DO QUE ENTRAR UM RICO NO REINO DE DEUS.” – versículo 24.

Nos perdoe e Vem sobre nós Senhor.

Comentários

  1. Vag,Louvado seja Deus por sua Vida...que Palavra Edificante que assim nos possamos ser seguidores de Cristo Jesus.sem Olhar pro lado e ir somente no unico alvo que é Jesus. em Mateus 7:29 diz:Ele não era como os mestres da lei,pelo contrario,ensinava com a autoridade dele mesmo.

    que Tremendo Jesus com toda simplicidade ele era a autoridade maior ali e mesmo assim entre mestre.doutores ele os ensinava porque a autoridade estava nele e era ele...que essa mesma autoridade seja liberada sobre vc Vag no abrir da sua Boca que Deus continue si revelando sobre sua Vida e lembrando sempre que o Verdadeiro Profeta ele denuncia o Pecado.Deus te Abençoe querido ...Grandimente no Nome de Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Água em Vinho.

Fruto da Independência

Geração Extravagante?