O amor de Mamom

















Que amor é esse que nos constrange? Que amor é esse que nos molda, nos capacita, nos exorta e nos eleva em Sua presença?
Um amor tão profundo e impactante que não tenho capacidade para explicá-lo, mas rogo ao Senhor que ao término deste texto, Ele nos instrua e nos leve a um entendimento profundo.

Lembro-me quando criança, que meu pai saía para trabalhar, enquanto minha mãe cuidava de mim e dos meus irmãos. Como eram bons esses dias que eu era intensamente amado e cuidado... Lembro-me de muitas vezes passar horas em seu colo, sendo mimado.
Havia palavras de amor, mas definitivamente as demonstrações as selavam.
Os anos passaram-se e logo minha mãe resolveu trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Então os carinhos, o tempo de atenção e as demonstrações de amor ficaram escassos. Com tudo que o trabalho lhe exigia, chegava cada dia mais cansada...
Quando a questionava, sempre dizia que trabalhava para nos dar condições melhores, comprar presentes, roupas e brinquedos. Como se quisesse suprir a ausência e a falta que fazia...
Eu era sempre mais presenteado, já que cuidava dos meus irmãos e tinha sempre uma grande responsabilidade. Mas talvez fosse pelo fato de ter perdido toda a atenção e demonstração de amor que recebia outrora.
Cresci e foi inevitável a percepção de que a maioria das famílias vive assim. Os pais trabalham com um incansável desejo de dar a seus filhos toda a comodidade e conforto que este mundo pode oferecer. Sempre que são questionados sobre a ausência e desatenção, respondem prontamente:

“Filho (a) o pai (a mãe) tem que trabalhar para poder comprar a bicicleta que você tanto quer, ou o videogame, ou qualquer outra coisa que você precise...“

Então crescemos com o entendimento de que todo o amor que nossos pais podem demonstrar está resumido aos presentes e conforto. E esse conceito nos segue por todas as áreas da vida.
Ao me converter não pude deixar de fazer o mesmo com o Senhor. Então sempre que queria alguma demonstração do cuidado e amor de Deus, esperava ansioso por um grande presente. Lembro-me que no início da minha vida profissional passei por grandes perseguições com um chefe e logo pedi ao Senhor que demonstrasse Seu amor. E neste conceito que já era bem real na minha vida familiar, esperei que o mesmo acontecesse na profissional;
Sempre que meu chefe queria demonstrar satisfação e respeito ao meu trabalho me bonificava com algum presente ou quantias em dinheiro.
Percebo que toda a minha vida estava dentro de uma demonstração de amor totalmente inversa daquilo que o Senhor tinha pra mim...

Estamos na era onde existe um amor manifestado e infelizmente não é o do Pai. Amamos os benefícios e não o Beneficiador... Estamos amando a Mamom.

Um amor que não olha nos olhos, mas nas mãos a procura do que o Pai tem a nos oferecer. Porque neste modelo de amor, quanto maior for o presente, maior ele será.
Vamos ao Senhor na expectativa exclusiva de recebermos d’Ele. E sempre que nossa consciência nos acusa nos munimos de versículos isolados para valermos de um direito que não nos será dado enquanto não entendermos que não existe outro Amor além d’Ele.
Assim como fazemos com nossos pais, filhos, empregos, namoros ou casamentos, nós fazemos com o Senhor.
Estamos substituindo as demonstrações, pelos benefícios de Mamom e assim ao invés de abraços, presentes, ao invés de conversas, cartões, ao invés de beijos e atenção, conforto e luxo.
Nosso amor está corrompido e deturpado. Os nossos cultos estão cada vez mais financeiros e pouco espirituais. Nossa forma de demonstrar amor tem sido nas salvas e votos especiais que mais servem para pagamento de nossa total negligência e egoísmo.

O próximo? Porque gastar meu tempo na expectativa de que Cristo resplandeça em mim e reflita Sua glória sobre eles? Basta que eu lhe dê um livro cristão ou uma Bíblia e tudo bem.

Deus? Pra que amá-Lo? Por que amá-Lo? Por que gastar horas aos Seus pés?

No final estamos preocupados em quanto eu posso dar para Deus, mais do que o quanto eu quero estar em Deus. Quero comprar a minha total ausência de oração, jejum, busca e adoração, dando-Lhe dinheiro e presentes, obviamente preocupado também com o que Ele tem para mim, afinal se Ele me ama me retribuirá com presentes maiores e mais caros. E assim sigo dizendo amar a Deus, sem jamais tê-Lo amado.
Sigo em um amor extremamente ausente e sem envolvimento...

Minha mãe conseguiu o que queria. Mas nada substituiu o tempo, amor e afeto que precisávamos. Pois nada substitui o amor de um pai por um filho ou de um filho por um pai.

Deus não nos deu carros e mansões para demonstrar Seu amor, mas Seu único Filho, afim de padecer até a morte, para que fossemos resgatados. E sobre Ele foram levadas nossas enfermidades, pecados, tristezas e escravidão. E rasgando-nos o véu deu livre acesso ao Pai.

Qual valor, qual moeda, ou qual presente seria capaz de substituir esse amor?

Pois se me tivesse mandado carros e mansões, certamente teria conforto e luxo, mas jamais veria Sua face...
Deus não valoriza benefícios, mas relacionamentos.

Que não sejamos corrompidos pelas riquezas e esqueçamo-nos da glória que nos está sendo preparada. Pois...

“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” – Lucas 16 versículo 13.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” – 1º Timóteo 6 versículo 10

“Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro caíram no erro de Balaão, e foram destruídos na rebelião de Corá” – Judas 1 versículo 11

Que este não seja você ou eu para glória do Senhor.

Comentários

  1. Papai é lindo D+ Meu irmão que Deus continue te usando e a cada dia venha preencher o nosso coração preencgendo qualquer ausencia de Pai e de Mãe pois tudo isso que vc escreveu creio eu que é a sua vida..Vc falou a minha Vida nessa Pagina tbm o amor de meus pais foram substituidos por presentes e outros detalhes assim via Deus não como Pai mais como um lugar onde saia brinquedos.Presentes,e distração coisas assim mais Hj nos conhecemos atraves de um relacionamento com Ele tete á tete e hoje Ele é meu Papai me dando ou não dando nada sempre será o Meu Unico Pai.Meu Amigo e Meu intercessor..Va que Deus continue te usando cada Vez mais...
    e Aproveitando a Brexinha..á vc que já passou por essa situação ou está passando..corra Para os Braços do pai Ele te espera e te quer mais pertinho dEle pois Ele é o Mais Interessado nisso Tudo ...Deus Te Abençoe Grandimente,Viva a Vida de Deus Viva como Filho(A)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Água em Vinho.

Fruto da Independência

Geração Extravagante?